top of page

Barca Melancólica

Fonte Editorial, 2011.

ISBN: 8563607383

 

Coletânea de poesias regadas com uma perspectiva de religiosidade em desentendimento com o transcendente. Lindas palavras, desafios para o divino, entrega da alma melancólica. Sem dúvida um talentoso texto que nos emociona e nos faz repensar nossa idéia de Deus.

A Porta dos Fundos da Igreja: ensaios críticos sobre a história da teologia e da moral cristãs

Fonte Editorial, 2015.

ISBN: 9788568252307

 

A presente obra é uma reflexão sobre a Igreja e está dividida em duas partes: na primeira parte é descrito o processo histórico de formação da Bíblia e da Igreja. Abordando desde as comunidades cristãs que se organizaram após a crucificação de Jesus, os rolos dispersos que cada comunidade usava como texto fundante, até a formação e compilação de uma Bíblia oficial utilizada pela Igreja, esta, já oficialmente formada e homogeneizada. Na segunda parte e nos anexos da obra são abordados temas espinhosos que sempre fizeram parte dos problemas enfrentados por uma Igreja que deseja ser útil à sociedade na qual está inserida: a questão da homoafetividade, prostituição, drogas, (des)armamento e a delicada questão da indústria lucrativa de carne. Ao final, o autor tenta propor um novo paradigma sobre como ser cristão e como ser Igreja hoje.

Os Florins de Santa Úrsula

Fonte Editorial, 2015.

ISBN: 978-85-68252-73-4

 

A estória se passa numa cidade fictícia do medievo, chamada Bedurlim. Nela, vive uma menina que fica órfã. Foge para cidade e tendo sido raptada, é obrigada a se casar com Dom Atanásio. Por causa de maus tratos, refugia-se num bordel. Em falecendo a cafetina, transforma-o num leprosário, tornando-se santa: Santa Úrsula.

Misticismo e apofaticidade em "A Nuvem do Não-Saber" de um escritor anônimo do século XIV

Garimpo Editorial, 2017.

ISBN: 978-85-9557-002-3

 

A dissertação de mestrado de José Chadan que versa sobre "A Nuvem do Não-Saber" está disponível agora em livro.  Na obra Misticismo e apofaticidade em "A Nuvem do Não-Saber" de um escritor anônimo do século XIV, José Chadan trata desta importante obra da tradição e da mística cristãs, mostrando o contexto no qual foi escrita, as fontes que a influenciaram e os graus da vida cristã.

"A Nuvem do Não-Saber" é uma obra que data do medievo tardio (século 14), tendo sido escrita por um monge cartuxo, como modo de ensinar a um jovem em torno de vinte e quatro anos, sobre a vida contemplativa e a meditação cristã.

cover_front_medium.jpg

Escola do Cristianismo: seminários sobre história da Igreja e filosofia cristã

Clube de autores, 2019.

O trabalho que o leitor tem em mãos é uma sucinta coletânea dos meus últimos textos publicados em diversas plataformas digitais e em redes sociais. Eles foram escritos em forma de ensaios leves e soltos. Assim, decidi chamá-los de “seminários”, porque é isto o que eles são: seminários sobre temas que dizem respeito à filosofia e fé cristãs.

Alguns ensaios mantiveram sua forma original, porém outros sofreram pequenas mudanças. Em alguns deles tomei a liberdade de modificar sutilmente o título. Em outros, de sublinhar certas palavras; especialmente naqueles ensaios em que trato de temas complexos, na tentativa de simplificá-los ao máximo e “mastigá-los” para o leitor. Ao fim de cada seminário há um conjunto de três perguntas para refletir. Perguntas que poderão ser úteis tanto ao professor em sala de aula como ao pastor na escola dominical. Perguntas que servirão para reforçar o aprendizado dos educandos e ajudá-los a pensar sobre cada um dos assuntos.

Capa.jpg

Todo Filósofo é Ateu? Um estudo sobre as bases filosóficas do cristianismo e o fim da filosofia perene

Clube de Autores, 2022.

Sempre que digo a alguém que sou formado em filosofia, a pessoa me pergunta: você é ateu? Sim... porque todo filósofo é ateu, não é?  E foi por causa desta indagação frequente que resolvi escrever este livreto (...)

A6-capa pocket - 300 dpi..jpg

Ortodoxia e Intolerância Religiosa

Clube de Autores, 2022.

A noção de que há uma forma correta de crer e cultuar a Deus foi e ainda é a causa de muita violência no meio cristão. Cristãos muito apegados a ideia de ortodoxia costumam perseguir não só grupos de outras matizes religiosas, mas também outros grupos de cristãos que aderiram a práticas diferentes das suas.

No livro Ortodoxia e Intolerância Religiosa, José Chadan convida a que os cristãos desapeguem-se da ortodoxia, substituindo-a pelo verdadeiro amor de Cristo. Do contrário, a religião cristã morrerá em breve, assim como morreram no passado as religiões romanas e egípcias, pois nada mais tinham a oferecer à civilização.

CAPA - A5 - 300 dpi..jpg

Espiritualidade pra quê?

Clube de Autores, 2022.

Nesta obra, José Chadan aborda o tema da espiritualidade. Definindo o que é espiritualidade e mostrando como as diversas religiões propõem caminhos espirituais muito diferentes entre si. Desde a espiritualidade cristã, espiritualidade zen-budista, umbandista, até a espiritualidade wiccana, cada qual propondo um tipo de dieta, uma forma de comportamento, um jeito de se organizar em comunidade, e etc

Com esta obra o autor quis esboçar as mais diversas formas de espiritualidade, dando ao querido leitor a possibilidade de escolher a que mais se afina ao seu perfil e personalidade.

A6  POCKET capa..jpg

As crises de pânico de Martinho Lutero

Clube de Autores, 2022.

Neste livreto, o filósofo José Chadan pretende mostrar sucintamente que na época da Reforma Protestante, o que Martinho Lutero compreendia como ataques do diabo, poderiam muito bem ser hoje classificados como crises de ansiedade e/ou pânico.

Tudo indica que tais crises eram desencadeadas dentre outros fatores, pela visão teológica da época, que enxergava Deus como um juiz severo ao invés de vê-lO como Pai amoroso. E, quantas mazelas temos presenciado hoje em nossas igrejas, por pastores que continuam a propagar medo e pânico nos fiéis por meio da figura de Deus como um juiz severo e implacável.

Se você sofre ou conhece alguém que sofre dos sintomas de pânico, talvez não seja só um caso de psico-patologia, mas um caso de "theos-patologia" (de uma visão deturpada e medonha de Deus). Foi, na tentativa de modificar esta visão de Deus, que José Chadan debruçou-se a escrever este livreto.

Boa leitura!

A6  POCKET capa..jpg

Graça Maravilhosa

Clube de Autores, 2022.

No livro Graça Maravilhosa, José Chadan narra sua conversão e experiências como membro da Congregação Cristã no Brasil. Conta-nos como foi o dia de seu batismo. Batizado num dia de culto especial que teve por finalidade batizar um bruxo que por causa de sua idade avançada, solicitara aquele culto especial. As visitas que fazia junto à mocidade de sua comum congregação e os casos engraçados que ocorreram, como por exemplo, quando José Chadan ainda moço, evangelizou uma testemunha de Jeová que o abordou enquanto estava indo para o parque, ou quando quase apanhou de um irmão assembleiano que ergueu a Bíblia diante dele em tom ameaçador.
Estas e muitas outras histórias foram registradas neste livro, de maneira fácil e divertida. Esperamos que o querido leitor aprecie tais narrativas e possa ter uma leitura agradável e prazerosa.
Deus abençoe a todos. Amém.

A6  POCKET capa..png

Um conto Hare Krishna

Clube de Autores, 2022.

Neste livreto José Chadan transcreve a estória que ele mesmo ouviu no templo Hare Krishna em São Paulo, aonde um ratinho por meio de suas atividades piedosas, reencarna como uma princesa cercada de opulências e facilidades para desenvolver vida espiritual.

 

capa.png

Terceiro Milênio

Clube de Autores, 2022.

No presente livreto o filósofo José Chadan, baseado em todo seu conhecimento de história e filosofia, faz previsões sobre como haverá de ser o terceiro milênio. O autor condensou aqui todo o seu conhecimento de forma didática e simplificada a fim de que todos possam saborear tão prazerosa leitura.

A6  POCKET capa..png

O que Aristóteles diria sobre a história da política brasileira?

Clube de Autores, 2023.

Uma sucinta análise da história político-brasileira à luz da filosofia de Aristóteles.

A5- bricolagem.png

Bricolagem Religiosa. Cristianismo-Hare Krishna: 6 ensaios comparativos

Clube de Autores, 2023.

Neste livreto o autor tece seis ensaios comparando o cristianismo protestante à filosofia vaishnava gaudiya (vulgarmente conhecida como Hare Krishna). Abordando temas comuns como a Graça e o amor imerecidos de Krishna, as qualidades de um devoto/cristão, a lei da semeadura, o Espírito Santo, dentre outros.  

Tentando demonstrar assim, por meio de comparações e similitudes, os valores comuns destas duas tradições filosóficas e religiosas.

A6  POCKET capa..png

Nada está tão ruim que não possa piorar

Clube de Autores, 2023.

"Nada está tão ruim que não possa piorar" é um esboço teatral escrito pelo filósofo José Chadan, no qual figuras antológicas como Fausto, Don Juan e Dom Quixote estão na Barca dos Tolos (embarcação deixada à deriva com os indesejados da sociedade medieval). E, enquanto a barca se perde no oceano profundo, as personagens discutem sobre temas como religião, Deus, amor, sexo e dinheiro.

A6  POCKET capa..png

Ensaios de Gaveta

Clube de Autores, 2023.

A presente obra tal como seu título já indica é uma coletânea de ensaios retirados da minha gaveta. Alguns deles já mofando, embora estivessem sempre lá, cheios de vida e cor!

Os ensaios que o leitor encontrará neste livro abordam temas que vão desde esboços dos grandes clássicos da filosofia e literatura universal, passando pela religião e suas diferentes gramáticas, o envelhecimento como mote existencial de todo ser humano, até chegar ao conceito heideggeriano de Espírito de Época (Zeitgeist), por exemplo.

Faço votos de uma boa leitura!  E que o querido leitor não deixe este livro mofando em sua gaveta ou pasta digital como eu o fiz por meses.

A6  POCKET capa..png

Explicando a minha obra

Clube de Autores, 2023.

Neste livreto busquei explicar a totalidade da minha obra.

A6  POCKET capa. (1).jpg

Novelas, botóx, novas tecnologias e outros debates seculares

Clube de Autores, 2024.

Nesta obra inédita o filósofo deixará de lado por um instante as questões próprias à filosofia da religião e tratará das chamadas pautas do dia. Investigando filosoficamente desde as novelas transmitidas na televisão aberta e sua relação com o zeittgeist (Espírito do Tempo), o uso de botóx por atores e atrizes, o materialismo excessivo de professores e catedráticos, dentre outras querelas do nosso tempo.

Com espírito provocador José Chadan instigará o querido leitor a enxergar as questões atuais por uma ótica inteiramente nova, mostrando como temas aparentemente banais podem revelar muita coisa sobre nosso modo de ser.

A5  capa  Clube de Autores..jpg

São Francisco de Assis: o amor que quer o Bem

Clube de Autores, 2024.

ISBN:978-65-01-00201-9

Neste livreto José Chadan buscará fazer um elogio ao santo medieval. Um elogio à maneira socrática, já que Sócrates em O Banquete, faz um elogio ao Amor ao mesmo tempo em que se autodeprecia – considerando-se feio e com maus comportamentos – sendo, portanto, indigno de ser amado.

De modo semelhante, José Chadan elogiará o santo medieval, ao mesmo tempo em que apontará para o abismo existente entre eles – por julgar-se egoísta, luxurioso e pecador.

A5  capa..png

Como evitar o "apagão de professores" previsto para 2040 e revitalizar o ensino nas escolas?

Clube de Autores, 2024.

Esta obra que imita um artigo acadêmico é na verdade um sucinto ensaio sobre o cenário atual da educação nas escolas de Ensino Fund. e Médio do país. Aqui, o ex-professor de ensino médio José Chadan nos conta como foi sua breve trajetória docente, nos dando dicas de como evitar o "apagão de professores" previsto para a educação básica até 2040.

A5  capa  Clube de Autores..png

Os degraus da vida cristã

Clube de Autores, 2025.

ISBN: 978-65-01-17404-4

Na presente obra José Chadan convida o querido leitor a subir os (de)graus da vida cristã, seguindo o "quadro" elaborado pela Igreja Católica medieval; que repartia a vida cristã em dois caminhos ou vias, a saber: a via ativa, caracterizada por obras de caridade e misericórdia, e a via contemplativa caracterizada pelo exercício da oração e do silêncio.  Chamando assim o peregrino cristão a um caminho de crescimento e perfeição espiritual.

bottom of page