Barca Melancólica

Fonte Editorial, 2011.

ISBN: 8563607383

 

Coletânea de poesias regadas com uma perspectiva de religiosidade em desentendimento com o transcendente. Lindas palavras, desafios para o divino, entrega da alma melancólica. Sem dúvida um talentoso texto que nos emociona e nos faz repensar nossa idéia de Deus.

A Porta dos Fundos da Igreja: ensaios críticos sobre a história da teologia e da moral cristãs

Fonte Editorial, 2015.

ISBN: 9788568252307

 

A presente obra é uma reflexão sobre a Igreja e está dividida em duas partes: na primeira parte é descrito o processo histórico de formação da Bíblia e da Igreja. Abordando desde as comunidades cristãs que se organizaram após a crucificação de Jesus, os rolos dispersos que cada comunidade usava como texto fundante, até a formação e compilação de uma Bíblia oficial utilizada pela Igreja, esta, já oficialmente formada e homogeneizada. Na segunda parte e nos anexos da obra são abordados temas espinhosos que sempre fizeram parte dos problemas enfrentados por uma Igreja que deseja ser útil à sociedade na qual está inserida: a questão da homoafetividade, prostituição, drogas, (des)armamento e a delicada questão da indústria lucrativa de carne. Ao final, o autor tenta propor um novo paradigma sobre como ser cristão e como ser Igreja hoje.

Os Florins de Santa Úrsula

Fonte Editorial, 2015.

ISBN: 978-85-68252-73-4

 

A estória se passa numa cidade fictícia do medievo, chamada Bedurlim. Nela, vive uma menina que fica órfã. Foge para cidade e tendo sido raptada, é obrigada a se casar com Dom Atanásio. Por causa de maus tratos, refugia-se num bordel. Em falecendo a cafetina, transforma-o num leprosário, tornando-se santa: Santa Úrsula.

Misticismo e Apofaticidade em "A Nuvem do Não-Saber" de um escritor anônimo do século XIV

Garimpo Editorial, 2017.

ISBN: 978-85-9557-002-3

 

A dissertação de mestrado de José Chadan que versa sobre "A Nuvem do Não-Saber" está disponível agora em livro.  Na obra Misticismo e apofaticidade em "A Nuvem do Não-Saber" de um escritor anônimo do século XIV, José Chadan trata desta importante obra da tradição e da mística cristãs, mostrando o contexto no qual foi escrita, as fontes que a influenciaram e os graus da vida cristã.

"A Nuvem do Não-Saber" é uma obra que data do medievo tardio (século 14), tendo sido escrita por um monge cartuxo, como modo de ensinar a um jovem em torno de vinte e quatro anos, sobre a vida contemplativa e a meditação cristã.

Escola do Cristianismo: seminários sobre história da Igreja e filosofia cristã

Clube de autores, 2019.

O trabalho que o leitor tem em mãos é uma sucinta coletânea dos meus últimos textos publicados em diversas plataformas digitais e em redes sociais. Eles foram escritos em forma de ensaios leves e soltos. Assim, decidi chamá-los de “seminários”, porque é isto o que eles são: seminários sobre temas que dizem respeito à filosofia e fé cristãs.

Alguns ensaios mantiveram sua forma original, porém outros sofreram pequenas mudanças. Em alguns deles tomei a liberdade de modificar sutilmente o título. Em outros, de sublinhar certas palavras; especialmente naqueles ensaios em que trato de temas complexos, na tentativa de simplificá-los ao máximo e “mastigá-los” para o leitor. Ao fim de cada seminário há um conjunto de três perguntas para refletir. Perguntas que poderão ser úteis tanto ao professor em sala de aula como ao pastor na escola dominical. Perguntas que servirão para reforçar o aprendizado dos educandos e ajudá-los a pensar sobre cada um dos assuntos.

Prof. Mestre José Chadan

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now